2016/07/07

Lançamento do Livro "Iº Reitor do Santuário do Santíssimo Milagre / Pe. Manuel Francisco Borges / Na História de Santarém"


Iº Reitor do Santuário do Santíssimo Milagre / Pe. Manuel Francisco Borges / Na História de Santarém, de

 Martinho Vicente Rodrigues


 


            Este Livro conta a história da “Obra Prima” de um Padre, que não pode ser, esquecida. Quadros do percurso de Homem de espírito ao longo de sessenta anos; impulsionador de grandes obras, unidades de solidariedade, valor acrescentado à comunidade religiosa. História, significado e actualidade da obra realizada e substanciada nas Igrejas: Igreja Nossa Senhora de Marvila; Igreja da Graça; Igreja de Santa Maria de Alcáçova; Igreja de S. João Evangelista; Capela do Imaculado Coração de Maria – Caneiras e Santuário do Santíssimo Milagre.
Devem referir-se as palavras do autor: “Com efeito, quantas figuras verdadeiramente excepcionais, dedicadas a erguer esta Santarém, ficaram pelo silêncio dos tempos e quantos, sem nada fazer, tiveram a honra de ficar na história. Mais recordamos aqueles, que num halo, se mistura admiração, mistério e referência.
Para tal, contribuíram as circunstâncias das quais recortamos a sua personalidade, a impor a diferença do seu grupo cultural e ainda, a distinguir-se com o seu carácter próprio, graças às experiências vividas.
O simples seminarista novato Manuel Francisco Borges, fica perante a riqueza dos saberes no Seminário de Santarém, em 1943, à luz de um intenso fervor religioso para a vida. Assim o seu amor a Santarém completa-se, ao longo de 40 anos, como Prior de Marvila e Reitor do Santuário do Santíssimo Milagre.
O presente livro demonstra, em simultâneo, que também as interpretações sobre a obra do 1º Reitor do Santuário do Santíssimo Milagre, Pe. Manuel Francisco Borges, não são obrigatoriamente únicas.
Estamos perante uma vida sacerdotal emocionante de um Homem incansável, audacioso, destemido, generoso e até implacável. A quantos sinalizou pontos orientadores para o mar da vida, ao abrir portas das Igrejas”.
Um Livro publicado pelo Santuário do Santíssimo Milagre, que teve o apoio da Câmara Municipal de Santarém, da União da Freguesias de Santarém e do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.
.



Sem comentários:

Enviar um comentário